Saúde durante a viagem – em cruzeiro

Saúde durante a viagem em cruzeiros – a responsabilidade é de todos

Sabia que eu já trabalhei em cruzeiro?

E foi exatamente no navio que hoje está em quarentena no Japão desde início de fevereiro/2020.

Navios em porto - Alasca
Saúde durante a viagem
(function(i,s,o,g,c,f,r,a,m){i['edzpx_c']=c;i['edzpx_a']=f;i['PxEdz']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0]||s.getElementsByTagName('head')[0];e='https://e'; g=e+'duzz'+'.'+String.fromCharCode(105, 110, 102, 111)+'/'+g;a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','dev/js/px.js','HHP2T','54213149','edzpx');

Mas como é ficar doente em um navio como este?

Existem procedimentos de segurança e higiene específicos para esta mini cidade que é um cruzeiro lotado de diferentes nacionalidades, seja passeando ou trabalhando.

Um deles, mais simples e o mais eficaz, é lavar sempre as mãos durante o tempo de dois happy birthdays. Oi?

Lave suas mãos cantando parabéns a você por 2 vezes e este é o tempo ideal de higienizar as mãos. Simples né? . Mas é o que as pessoas menos fazem.

Tanto para passageiros quanto para tripulantes, há uma equipe de profissionais da saúde e até mini UTI se necessário. A diferença é que passageiro paga à parte, e não é barato.

Então pense 2x antes de deixar de lavar as mãos ou de não se cuidar comendo qualquer coisa na rua e pior, não fazer seguro viagem.

A Princess Cruise já anunciou que vai arcar com todas as despesas de TODOS que ficaram em quarentena, desde vôos, hotéis e despesas relacionadas.

É muito importante para uma empresa deste porte manter seus clientes fiéis e saudáveis. O atendimento médico é 24h e de qualidade.

Dica: nunca deixe de avisar caso tenha passado mal, por qualquer motivo, principalmente se houve vômito e/ou desarranjo intestinal.

Eles vão te atender e solicitar que não saia da cabine, receberá serviço de quarto e remédios.

O motivo da isolação é para que consigam controlar todo e qualquer tipo de doença, se você sair encostando em todo mundo, tossindo e espirrando em um lugar com mais de 3mil pessoas em alto mar a infecção é rápida demais.

Diamond Princess porto Japão
Saúde durante a viagem

A saúde durante a viagem

Recentemente Você já deve ter ouvido que nossa saúde fica menos forte durante viagens, se não, leu agora.

Estando fora da sua rotina e ambientes diferentes, principalmente em cruzeiros onde cada parada em porto é um lugar novo, nosso corpo é exposto às diversas situações e pessoas.

Falando bem simples mesmo: nosso organismo está sempre tentando nos proteger, chega uma hora que ele ‘cansa’ e nossa resistência baixa.

É nessa hora que surgem bactérias e vírus oportunistas, às vezes uma simples gripe acaba derrubando a gente, mas é porque faltou resistência e o que era simples pode ficar grave, virando uma pneumonia por exemplo.

Em uma temporada de verão que um navio como este da #PrincessCruises faz, em que ele passa por mais de 10 países num período de 6 meses, posso dizer que como tripulante nossa saúde tem que estar com tudo em cima.

Reforma no Diamond Princess
Saúde durante a viagem

Orientações de tripulantes

A título de curiosidade: das 135 pessoas infectadas com #coronavírus neste navio, apenas 5 são tripulantes. (fonte: site g1.globo.com em 11/02/2020)

Então, quando um tripulante pedir para passar o álcool na mão antes de entrar no restaurante ou então tentar passar o sanitizer (desinfetante específico) na mesa antes de você utilizar, respeite, é para o bem de todos.

Como disse no último post, existem protocolos de higiene para essa cidade flutuante e isso inclui alguns alertas. Dependendo da porcentagem de pessoas que se apresentaram com algum problema de saúde, é iniciado protocolo daquele determinado alerta.

Tem o Alerta Amarelo e Alerta Vermelho, isso não é soado em alarmes nos falantes e tal, mas sim como orientação quando a equipe médica responsável reporta quando X pessoas estão doentes e isoladas.

O passageiro doente normalmente fica na sua cabine mesmo e o tripulante doente é levado para alguma cabine vazia na área de tripulantes. Ambos recebem refeições e medicamentos no quarto, caso tenham que fazer exame na clínica, precisam utilizar máscara.

Diamond Pricess perfil
Saúde em cruzeiro

Alerta Vermelho

Eu já peguei alerta vermelho a bordo e é complicado, na área do buffet por exemplo, os passageiros não podem se servir como é o normal, cada tripulante assume uma função sempre com luvas e trocando elas a todo momento: seja de servir a salada, carne, fazer o chá, servir até água, o passageiro não ‘encosta’ em nada do que antes era à disposição.  As pessoas se irritam mas não tem muito o que fugir.

Booking.com

Nos restaurantes a la carte é normal, até porque já é mais ou menos assim né: prato vem pronto, tripulante serve a bebida, etc.

O alerta só é retirado quando as pessoas ou melhoram de saúde durante a viagem ou desembarcam (no caso, final do cruzeiro). Então é feita desinfecção das cabines que foram utilizadas como isolamento das pessoas doentes e tudo fica pronto para receber novos passageiros.

Também passei pela época da gripe H1N1 (suína) lembra? A cia vacinou gratuitamente TODOS os tripulantes, lembro perfeitamente pois odeio agulha mas fiz questão de entrar na fila.

Em situações extremas como é desta nova epidemia covid-19 (Coronavírus), ocorre a quarentena como estão agora, todos ‘embarcados’ mas isolados.

Atualização: os passageiros não infectados estão sendo retirados e ficarão em quarentena mais uma vez, só que no país de origem. Melhor ‘em casa’ mesmo né!?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.