Indenização – Voo cancelado, bagagem extraviada

Vocês se lembram de uma enquete nos stories do Instagram em que eu perguntava já tiverem voo cancelado, bagagem extraviada, atrasada, indenização, etc?

Muitas pessoas responderam que sim, tiveram algum problema e a m-a-i-o-r-i-a respondeu que não foi atrás de nenhum tipo de reparação, apoio, por acreditar que o processo é muito burocrático, preguiça mesmo. E tudo bem, eu também achava isso.

Até que aconteceu comigo… Decidi testar um desses serviços online que ajudam nós, meros mortais, a negociar com cias aéreas e compartilhar como foi para, espero que não, vocês precisem um dia.

A solução

Sempre procuro testar algo antes de indicar e este caso em específico me deixou muito satisfeita a ponto de querer divulgar cada vez mais.

A empresa que me ajudou foi a Resolvvi, e por que escolhi ela? Não foi simples acaso não, procurei reclamações, reportagens etc e optei pela Resolvvi que no fim mostrou se uma escolha certeira.

Meu exemplo:

-vôo da volta cancelado na hora do embarque, madrugada, sem explicações, nem a tripulação que já estava não sabia o que estava ocorrendo;

-sem apoio para realocação (tivemos todos que nos virar para achar onde era o guichê em um aeroporto que nunca estive antes);

-minha chegada ao destino final atrasou mais de 4h;

-e minha bagagem não veio no mesmo que eu, sendo necessário eu ficar mais 2h no aeroporto sem qualquer tipo de apoio, sem comer nada para fazer a reclamação da bagagem juntamente com umas 15 pessoas.

OBS: A bagagem foi entregue na minha casa na noite seguinte, sem avarias.

O que eu tinha para comprovar tudo isso?

– Bilhete de embarque do vôo original;

– Bilhete de embarque no vôo que fui realocada ;

– E-mail do aviso do cancelamento, para comprovar horário do aviso ;

– Foto do formulário de reclamação do não recebimento da bagagem.

Eu poderia ter ido além, incluindo recibos de custo com alimentação mas, não guardei esses. Os outros documentos, foi meio que sorte porque guardei como ‘recordação’ que sempre faço das viagens, nunca imaginei que minha mania de guardar tudo ia ajudar.

A equipe da Resolvvi entrou em contato por email solicitando mais dados pessoais e então deram uma sugestão de valor a ser pedido, para casos como o meu, sempre lembrando que a empresa recebe SOMENTE se a causa for ganha, ou seja, do valor que eu pedi como indenização, 30% ficou com eles e o restante veio para minha conta bancária.

Todo esse processo durou cerca de 3,5 a 4 meses e totalmente digital, achei bem rápido e muito prático!

luggage-1149289_1920.jpg
E a mala era emprestada ainda!

Indenização – Conclusão

Muitas vezes deixamos de reclamar um direito nosso por burocracias, dificuldades, um jogando a culpa no outro e isso cansa!

Levei um susto (bom) quando vi o valor na minha conta e em seguida veio o e-mail da Resolvvi informando que houve ganho de causa, ou seja: ponto para o consumidor!

O intuito aqui não é abrir guerra com cias aéreas, muito pelo contrário, quanto mais indicadores de falhas nos processos, melhor eles conseguem identificar o ponto das falhas e corrigirem.

Como foi indicado nesta reportagem aqui, as cias aéreas estão sim se adequando ao volume cada vez mais crescente de pessoas viajando, e também são pessoas atrás dos processos e ninguém é perfeito, falhas ocorrem.

O que não pode ocorrer é descaso e falta de apoio ao passageiro. E isso vale para casos onde se perde conexões devido o atraso do voo, compromissos importantes etc

Se você passou por algo semelhante nos últimos 2 anos e tem como comprovar, fala com a Resolvvi. Funciona e muito bem!

Booking.com

Como sei se tenho direito? O que precisa fazer?

Funciona assim: você entra no site da Resolvvi e logo à sua esquerda tem o botão VERIFIQUE GRÁTIS

Verifique grátis

Daí é só preencher os campos solicitados, começando por seu email, e então você escolhe qual foi sua maior dor de cabeça, vôo ou bagagem? Aqui já dá para ter ideia dos valores.

Resolvvi 2

E então escolher as opções que melhor enquadram no seu caso, exemplo do vôo:

Resolvvi 3

O próprio site já informa se o seu caso não é passível de indenização baseado nas suas respostas, por exemplo: atraso de menos de 4h já não enquadra nas leis brasileiras etc.

Mas, se estiver dentro dos seus direitos, o site vai te apresentar a seguinte tela:

Resolvvi 4

Daqui em diante as perguntas serão mais específicas e também será necessário ter foto/imagens que ajudem a comprovar o ocorrido.

A equipe entrará em contato via e-mail caso precise de mais algum dado ou documento que não tenha saído legível, assim como o andamento do seu caso e prazo esperado para solução.

Claro que valor nenhum vai apagar o nervoso que foi passado durante um momento que deveria ser de alegria, descanso, mas com certeza ajuda amenizar sabendo que alguma coisa foi feita.

Seus Direitos:

No próprio site deles tem um monte de informações sobre seus direitos, também citei alguns neste post aqui.

250x250

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.