Costumes cariocas

Parece até outro país né? Mas convenhamos nossa país é tão gigante que entre cidades de um mesmo estado há diversificação de gírias e costumes, inclusive dos nossos vizinhos: costumes cariocas.

E uma das coisas que eu mais gosto em viagens é justamente conhecer culturas e costumes, com o Rio de Janeiro não foi diferente. .

Comparando com São Paulo

1-Claro que comparando com São Paulo, onde moro, o costume de se cumprimentar com dois beijos no rosto, destoa. Aqui em Sp é costume 1 só e lá são 2. 😙😙 E tem estados no Brasil que são 3 beijinhos, o terceiro ‘é para casar’.

Engraçado quando você, paulista, vai cumprimentar um carioca e esquece disso, dai fica aquela situação de dei um beijo no rosto e já sai fora mas a pessoa lá com biquinho para dar o outro, no vácuo…

Eles entendem, até porque não é na maldade né.

Henglein and Steets - Getty Images
Henglein and Steets – Getty Images

2-O esporte em todas as praias, diversas quadras demarcadas na areia para os mais diversos esportes a qualquer momento do dia, o que não vemos em praias paulistanas, inclusive nas que eu conheço é proibido esporte com bola antes das 17h… ⚽️🏐 .

A maioria das praias já possui as ‘quadras’ demarcadas na areia e a rede instalada, só chegar e jogar o seu futvôlei, vôlei, peteca, o que for.

O tal biscoito Globo

3-O famigerado biscoito O Globo, 60 anos de praia mas… a receita é paulista. 😵

Isso mesmo, dois irmãos paulistas que foram contratados pela padaria Globo, do Rio, quando estavam vendendo os biscoitos em um congresso da mesma cidade, então nasceu o ícone Biscoito Globo. .

Polvilho salgado ou doce, nada mais carioca que o Biscoito Globo com Chá Mate, um Patrimônio Cultural inclusive. .

4-Bolacha ou biscoito? A eterna discussão geradora de memes, no Rio: biscoito = comida; bolacha = tapa na cara.

Ah, o litoral

5-Aqui um costume de muita cidade litorânea: quanto mais confortável, melhor. Aliás, chinelo vai em quase todos os ambientes, maquiagem nem adianta pois o calor derrete tudo. Nem preciso falar o quanto amei né, a mala vai levinha. ❣️ .

6-E o sotaque? Aquele chiado, aquela marra que só cariocas tem, são reconhecidos na primeira palavra com S no meio e quando falam da própria cidade, peito cheio de orgulho, até que encanta. .

Sei que deve existir N outras diferenças, me diz ai, qual faltou nessa lista?

Tem só 1 dia no RJ? Guia aqui !

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.