Esmalte Viajante

É possível e muito divertido viajar sozinha, sua própria cia basta e é incrível!

Capitólio – MG

Capitólio – MG

Capitólio em Minas Gerais teve seu boom de turistas há alguns anos mas ainda é bem movimentada, principalmente aos finais de semana e feriados.

Continua sendo uma boa pedida para turismo regional e dos estados em volta, mesmo quando se tem somente final de semana para isso.

Capitólio

Segundo o site da Prefeitura do Capitólio, foi por volta de 1830 que começou a surgir um povoado que foi nomeado de Arraial dos Franciscos, devido o nome Francisco pertencer aos três irmãos que ali se instalaram.

Somente em 1923 foi elevado à categoria de Distrito de Capitólio e em 1948, município.

O que chama o turismo na região são a cachoeiras (que Minas Gerais tem até não acabar mais) e o carro chefe: Lago de Furnas.

Capitólio já pertenceu a Piumhi, que fica coladinha ali e foi justamente o Rio Piumhi que ajudou a dar origem ao Lago de Furnas.

Foi durante a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas que ele, e outros afluentes do Rio Grande, foram desviados para a Bacia do Rio São Francisco, tudo isso visando não inundar a cidade.

PasseioLanchaCapitólio
Durante passeio de lancha no Lago de Furnas

Cidade mais próxima

Quando fui, fiquei hospedada na cidade de Piumhi, literalmente do lado, grudada em Capitólio, bem clima de cidade pequena que cresce em volta da igreja matriz.

Mas também há outras cidades que fazem limites com Capitólio: Guapé, Pimenta, São João Batista do Glória, São José da Barra e Vargem Bonita.

CapitólioPordoSol
Pôr do Sol em Capitólio

Hospedagem

Com isso já caímos no tópico hospedagem em Capitólio.

Indico com paz no coração se hospedar nas cidades em volta, principalmente Piumhi. Explico: Capitólio ficou caro para hospedar, e final de semana fica abarrotada!

Mas se sua viagem é durante semana, vale a pena pesquisar hotel/pousada por lá também.

Em Piumhi indico a Pousada Mundo Consciente que foi aonde m hospedei. Um misto de pousada, hostel e casa de vó sabe? Super flexíveis com horários (sem essa de check-in só 14h ou check-out até 12h, a família anfitriã vai te acolher como se fosse da família.

Melhor época para visitar Capitólio

Evite período de chuvas, nem é porque o céu vai ficar ‘feio’ nas fotos, mas Capitólio é um destino bom para passear pelas águas e rio/cachoeira + chuva não combinam.

Para sua própria segurança, só vá nadar em rios e cachoeiras nessa época de chuva acompanhado de guias locais, eles vão saber onde não é perigoso e se pode entrar mesmo na água.

Quando chove na cabeceira de um rio, agente não tem como ver e essa água da chuva vem com um força incrível pegando você desprevenido embaixo da cachoeira por exemplo. Esse risco a gente não precisa correr né?

Esse fenômeno se chama popularmente de Cabeça D’Água e na maioria das vezes é fatal pra quem é atingido.

Em 2019 fui em Setembro, num final de semana. No primeiro dia estava meio nublado mas na verdade era resquício de um incêndio que infelizmente atingiu boa parte da vegetação em volta do Lago de Furnas, mas estava calor.

No outro dia peguei sol sem nenhuma chuva e calor. Aproveitei bastante!

lanchasemcapitolio
Área das marinas para embarque dos passeios de lanchas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo
Seguros Promo
%d blogueiros gostam disto: